Please reload

Recent Posts

Fondue de Queijo - Buritis

January 9, 2017

1/1
Please reload

Featured Posts

Como harmonizar queijos e vinhos - Buritis

January 10, 2017

 

Queijo e vinho são duas paixões mundiais, mas é preciso conhecer muito bem cada um deles para fazer uma boa harmonização. Por isso faremos um guia de combinação, aí é só escolher qual prefere.

 

O queijo já tem mais de quatro mil anos de história, passa por um processo de fermentação e, depois, é guardado para envelhecimento ou maturação. O resultado final inicia-se no campo, passa por uma seleção rigorosa de matéria-prima, demanda muito acompanhamento, atenção, conhecimento e arte, passa pela azienda e termina com a nossa satisfação sensorial. É um trabalho intenso para que possamos ter prazer ao saboreia-lo.

A combinação entre queijo e vinho são infinitas, mas é preciso identificar e agrupar os diferentes tipos para ter sucesso na escolha. Os queijos se dividem em: fresco e fresco curado (ricota, requeijão, cottage, muçarela de búfala) branco mole  (brie, camembert e coulommiers), semimole (emmental, gouda, saint-paulin), duro (parmesão, pecorino, grana padano), azul (gorgonzola, roquefort, stilton) e temperado.



De acordo com essa classificação, o ideal entre as escolhas é:

 

Queijos frescos e curado: de modo geral, se dão melhor com vinhos brancos leves, secos e com nível de acidez elevado, como os Sauvignon Blanc e Chardonnay.

 

Brancos moles: se equilibram bem com os espumantes por causa da contraposição entre o sal do queijo e a efervescência do vinho, mas também harmonizam bem com os vinhos Riesling e Gewürztraminer.

 

Semi moles: podem se conciliar bem com os brancos de forte aroma, bem como os tintos leves e frutados, como os Beaujolais, Barbera e Dolcetto.

 

Queijos duros: por ter sabor com maior presença, estão mais propícios à harmonização com vinhos tintos encorpados, pois sua acidez e nível de sal controlado não conflitam com o corpo dos tintos. Os clássicos Chianti e Bordeaux são uma excelente pedida.

 

Azuis: produzem maior satisfação quando acompanhados pelos vinhos doces como o Porto Vintage e Sauternes.

A combinação entre aroma e sabor são inúmeras e infalíveis, seja para um jantar, almoço ou comemoração. É só escolher a dupla e se preparar para ter muito sabor.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Compartilhe! :)
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive

© 2018 Laticinios Buritis - um projeto RuatreZ

  • Blogger - White Circle